quarta-feira, 19 de março de 2014

VENEZUELA: Uma Radiografia Atual e Real da Opinião Pública

Por PAULO FRANCO


A ICS - International Consulting & Services, em pesquisa na Venezuela, revela que 91% quer a preservação da Democracia e a Paz Social.  85% desaprovam a continuidade dos protestos e 82% consideram-no violento. Apenas 7% manifestou desejo da renúncia de Maduro e o restante querem que o processo democrático seja respeitado.



Através de uma pesquisa de opinião,  A ICS - International Consulting Services, levantou a opinião dos povo Venezuelano sobre diversos temas que estão em evidência atualmente.

A ICS, é uma empresa de consultoria que atua na Europa e nas Américas, e sua sede fica em Cincinnati, nos EUA.    Além de pesquisas de Mercado, a ICS atua no desenvolvimento organizacional, Planejamento Estratégico e Realocação de Executivos.  Carolin McCaffrey é fundadosa e a General Manager da empresa.

As informações obtidas através dessa pesquisa é extremamente importante, por ser disponibilizada por uma instituição mais isenta do processo político venezuelano, portanto com um menor nível de parcialidade, comum nas materias jornalísticas tanto da Venezuela como nos demais países da América Latina, incluindo o Brasil.

Após a observação das diversas informações obtidas pela presente pesquisa, é possível constatar com muita clareza a sonegação, a distorção e até a inversão das das informações sobre o cenário político e social da Venezuela que são disponibilizadas pelos diversos meios de comunicação, de todos os países da América, inclusive do Brasil de dos Estados Unidos.
____________________
Leia também:
Em apenas 14, CHAVEZ DESCONSTRÓI 500 anos na Venezuela
CEPAL: Pacto Social pela Igualdade, Crescimento e Direitos Individuais
____________________

PROTESTOS


Ao ser indagado sobre a concordândia ou discordância da realização dos Protestos, a maioria expressiva dos cidadãos venezuelana desaprovam a continuidade dos protestos, com um índice de 85,4% dos entrevistados.  Apenas 11,6% concordam com suas realizações.




Os entrevistados se mostraram bastante preocupados com a situação política como consequência das manifestações no país.  66% dos entrevistados vê a situação política ruim, enquanto que apenas 34% percebe como boa a situação política em consequência dos protestos.


82% dos cidadãos venezuelanos consideram ainda que os Protestos são violentos.  Apenas 14% não qualificam de violentos, o protestos.   A preocupação com as ocorrências é evidente, quando o ICS indagou sobre o medo que os protestos causam sobre as pessoas.

72% dos entrevistados se mostraram temerosos com a evolução dos Protestos e seus possíveis desdobramentos.



DEMOCRACIA


Outro aspecto extremamente importante, que a pesquisa abordou é a percepção da população quanto à Democracia.   Perguntado o quão importante seria a preservação da Democracia e da Paz, a esmagadora maioria, de 91% declararam ser muito importante preservação da Democracia e o retorno à paz social. Somente 7% considerou ser pouco importante preservar a Democracia.

Os venezuelanos mostraram uma certa apreensão quanto à garantia da Democracia no país.   55% afirmaram que a Democracia está plenamente garantida, enquanto 21% consideram que está apenas medianamente garantida, e 23% apresentam-se mais preocupados com a segurança democrática, dizendo que ela há pouca garantia de sua manutenção.


O GOVERNO MADURO

O cidadão também opinou sobre o mandato de Nicolás Maduro, sua permanência ou não no comando do governo.   Indagado sobre o mandato do governo de Nicolás Maduro, 55% dos entrevistados responderam que o Presidente deve cumprir todo o seu mandato, enquanto que 31% dos entrevistados responderem que devem aguardar o prazo constitucional para chamar um referendum popular sobre a continuidade ou não do governo.  Apenas 7% dos entrevistados opinaram pela renúncia do Presidente Nicolás Maduro.

Quanto à avaliação da gestão do governo  federal, 59% dos entrevistados aprovam e 38% reprovam a gestão do governo.


OUTROS ASPECTOS

Outros inúmeros assuntos foram pesquisados, dentre eles podemos destacar alguns que não deixam de ser interessantes e até trazer algumas surpresas.  Um exemplo é a aprovação por 63% dos entrevistados à Lei do Preço Justo.  Outro ítem importante, também questionado pela ICS foi quanto à garantia dos direitos humanos.  54% dos entrevistados consideram que os direitos humanos estão plejamento garantido, enquanto que 24% dos entrevistados consideram que estão medianamente garantidos.  20% dos entrevistados acham que os direitos humanos estão apenas pouco garantidos.

A Liberdade de Expressão aparece na pesquisa como plenamente garantida para 52% e medianamente garantida para 20%.  Pouco garantida, responderam apenas 23% dos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário