domingo, 14 de dezembro de 2014

Secretário-geral da ONU parabeniza o trabalho da Comissão Nacional da Verdade brasileira

 

Na mensagem, Ban também envia ao governo e à população brasileira suas congratulações pelos esforços em promover a verdade e a reconciliação nacional através da Comissão da Verdade. 

 


secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, enviou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, uma mensagem para os membros da Comissão Nacional da Verdade, no dia em que o relatório final é apresentado para a sociedade brasileira.
____________________
Postagens Relacionadas:
A Ditadura Não Acabou
GUANTANAMO: Onde a Tortura Nunca Para

Argentina condena 18 militares por tortura e homicídios durante ditaduraDitadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas
ONU: Paquistão adota Programa Fome Zero baseado no exemplo brasileiro
ONU destaca o exuberante progresso no IDHM do Brasil
ONU: Brasil é exemplo de sucesso na redução do desmatamento

ONU: Brasil Premiado, Novamente
____________________


Em sua mensagem, Ban lembra que “as Nações Unidas encorajam e apoiam esforços em todo o mundo para desvendar os fatos que envolvem grandes violações dos direitos humanos” e que “informar a sociedade e estimular o diálogo sobre as liberdades fundamentais, e como estas foram violadas, é uma salvaguarda vital contra a recorrência de abusos”, já que “todas as vítimas têm o direito de saber a verdade sobre as violações que sofreram”.

“Junto-me ao Brasil para honrar a memória daqueles que sofreram como resultado das brutais e sistemáticas violações dos direitos humanos que ocorreram entre 1946 e 1985. Convoco a todos os envolvidos a divulgar as descobertas e as recomendações do Relatório Final da forma mais extensa possível”, diz Ban.

O secretário-geral conclui afirmando que “as Nações Unidas estão ao lado de todos os brasileiros na lembrança de suas perdas, nos seus esforços para fortalecer a proteção dos direitos humanos e na promoção da reconciliação nacional”.
____________________
Publicado originalmente no site da ONUBR - Nações Unidas no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário