domingo, 15 de fevereiro de 2015

Christiania, a cidade livre da Dinamarca

Por Bruna e Renato


NA SAÍDA, HÁ UMA PLACA QUE DIZ: "VOCE ESTÁ ENTRANDO NA UNIÃO EUROPEIA". 

 

"Voce está, agora, entrando na União Européia"

Um dos lugares que mais nos surpreenderam na Europa foi esse lugar em Copenhague que para muitos passa despercebido: Christiania. Fundada no ano de 1971, em uma base militar abandonada no centro da capital dinamarquesa, era a princípio um experimento social feito por artistas e hippies. Eles a declararam como livre da Dinamarca e da União Européia, livre de impostos e com suas próprias leis. A cidade tem, inclusive, sua própria moeda e sua própria bandeira. Na saída, há uma placa que diz: “Você está entrando na União Européia“. 


O lugar é totalmente diferente daquilo que se está acostumado a ver em cidades turísticas, as pessoas são alegres, há arte em todos os lugares, há música, artesanatos à venda e culinária orgânica. No centro da cidade de Christiania, há uma feira onde são vendidos artesanatos, roupas e acessórios, comidas locais e até mesmo ervas, como o haxixe, que mesmo sendo ilegais no país, são vendidas 24 horas por dia. Por esse motivo, nessa parte da cidade não é permitido tirar fotos e nem fazer vídeos.
____________________
Postagens Relacionadas:
Suécia fecha 4 prisões e prova: a questão é social
Cidades mais violentas do mundo: EUA, o grande destaque
Políticas de austeridade penalizam as crianças, afirma Unicef
BCG Mostra o quê que o Lulopetismo está fazendo com o Brasil
”Impostos são o preço que se paga por uma sociedade civilizada”
Suécia e Holanda fecham prisões. Brasil fecha escolas e abre presídios
Quase metade da população de Nova York está próxima da linha de pobreza, segundo pesquisa
____________________


 

Em Christiania há diversas galerias de artes, museus, música de rua, restaurantes, cafés e até mesmo construções históricas. Eles possuem, inclusive, sua própria cerveja. É claro que experimentamos!

 

Cerveja fabricada em Christiania

  

Na cidade também há um lago, onde pode-se caminhar, observar a natureza e até mesmo sentar para ver o pôr-do-sol. Alguns residentes moram na beira do lago, ou até mesmo em barcos no canal próximo ao lago e por falar em residências, a arquitetura do lugar também é bem inusitada, principalmente as casas, onde várias são feitas de janelas de vidro, por exemplo.



 

 Christiania já teve vários problemas com o governo dinamarquês, principalmente por causa da venda de substâncias consideradas ilegais. Depois de muitas lutas com o governo, no ano de 2012, foi decidido que a maior parte de Christiania seria vendida para as pessoas que viviam lá. Mas essa medida não foi aprovada pelos residentes, já que os mesmos se opõem à ideia de adquirir propriedades. Isso seria inclusive contra os ideais da cidade, que é coletivista.

A bandeira de Christiania

 Ainda nos dias de hoje, Chirstiania se foca no estilo original em que a cidade foi criada, um estilo livre e “hippie”. Com quase mil habitantes, tenta viver de forma mais orgânica possível e possui leis inusitadas, como não correr dentro dos limites da cidade, por exemplo, para que ninguém pense que seja uma batida policial e isso não assuste os moradores. 


Christiania também possui 9 leis gerais que promovem a boa convivência entre moradores e turistas.

    Cartaz informa que é proibido armas, drogas pesadas, violência, carros particulares,  gangues, roubos, etc

Um lugar que recebe muito bem visitantes e turistas, que possui um clima único e é um lugar que merece ser conhecido por quem passa pela capital dinamarquesa. Então, quando estiver pelos arredores, não deixe de visitar, fica na Pusher Street, no centro de Copenhague.
____________________


Somos Bruna e Renato, um casal que um dia colocou a mochila nas costas e resolveu conhecer o mundo e compartilhar todas as experiências que tivemos e que ainda teremos. Seja bem-vindo à nossa página Road for Two,  a casa é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário