domingo, 29 de março de 2015

"ONU ÁGUA" Premia o Brasil por Melhor Prática na Gestão da Água

Por Paulo Franco


O programa "Cultivando Água Boa" do Brasil foi apontado pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do planeta. 


O QUE É O PRÊMIO "ÁGUA PARA A VIDA"?


 O "Água para a Vida" é um prêmio anual concedido pela ONU ÁGUA (UN WATER), organismo da ONU e tem como objetivo reconhecer e promover esforços no sentido de cumprir compromissos internacionais assumidos sobre a água e as questões conexas em 2015, reconhecendo as melhores práticas em circulação para garantir uma gestão de longo prazo sustentável dos recursos hídricos e contribuir para a realização das metas de água e saneamento e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a Agenda 21 e no Plano de Implementação de Joanesburgo.

O prêmio é atribuido para 2 categorias: a categoria 1 destina-se às melhores práticas de gestão de recursos hídricos e a categoria 2 destina-se às melhores práticas participativas, de comunicação e de educação.



"CULTIVANDO ÁGUA BOA", O PROGRAMA VENCEDOR BRASILEIRO

O BRASIL foi vencedor na categoria 1, de melhores práticas de gestão de recursos hídricos com o Programa Cultivando Água Boa,  desenvolvido pela Itaipu Binacional.

O programa tem o objetivo de proteger os recursos naturais e combater a pobreza na região do entorno da usina hidrelétrica, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O programa foi apontado pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do planeta. 
____________________
Postagens Relacionadas:
Medio Ambiente Mortal 
ONU: Brasil Premiado, Novamente
No dia do meio ambiente, ONU destaca estados insulares
ONU destaca o exuberante progresso no IDHM do BrasilONU: Brasil é exemplo de sucesso na redução do desmatamento
____________________ 

Na categoria 2 que corresponde às melhores prática\s participativas, de comunicação e de educação, os prêmios foram para a:
  • ÍNDIA, com o projeto ONE DROP, que usa a água para impulsionar a mudança com uma abordagem que capacita as pessoas a melhorar as suas condições de vida,  e
  • ÁFRICA DO SUL com 2 projetos, o DWS e o WESSA Projeto para Água Eco-Escolas, ambos fortalecendo a educação sobre a água através da implementação da metodologia proposta pelos 7 Passos da Eco-Escola para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
 
Projeto ONE DROP (Índia): Are e Cultura a serviço da Água.
 

WESSA (Africa do Sul): Programa Eco-Schools da FEE em atividade em 51 países
____________________
Fonte:   UN WATER Press Release

Nenhum comentário:

Postar um comentário